PNLD 2019 – Ática e Scipione

Blog

Guia – Ferramentas para o seu autodesenvolvimento

Quando o assunto é formação continuada, investir no desenvolvimento profissional ganha um significado ainda mais nobre: reflete-se no trabalho em sala de aula e na formação de alunos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro. Para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas ferramentas on-line que proporcionam atualização e uma dose extra de conhecimento. Confira!

Finanças para novas gerações

Indivíduos bem informados e conscientes quanto ao uso de recursos lidam mais adequadamente com suas questões financeiras, evitam se endividar e são capazes de empreender, além de terem um olhar para a sustentabilidade. É senso comum. O que ainda é pouco disseminada é a crescente contribuição da educação financeira na formação de pessoas com esse perfil, já que essas competências também podem estar presentes em sala de aula. Para corresponder a essa tarefa, módulos de educação financeira vêm sendo incorporados às matrizes curriculares já na fase de alfabetização, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Avaliações externas – Objetivos e diferenças entre elas

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem por objetivo avaliar a qualidade da educação básica por meio da aplicação de questionários socioeconômicos e testes padronizados. Os dados coletados nas provas são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o qual é utilizado para nortear as políticas públicas. A Prova Brasil foi a primeira avaliação padronizada a ser implementada a fim de verificar o nível de proficiência dos alunos ao final de cada ciclo do Ensino Fundamental (atuais 5º e 9º anos).

Aprendizagem Significativa – Criando percepções e sentidos

Há alguns anos, era comum visitar uma biblioteca e mergulhar em uma porção de livros e enciclopédias em busca de conhecimento. Hoje, pouca gente mantém esse hábito. Afinal, com a revolução digital, há um oceano de informações disponível na palma da mão. Mas, com tantas respostas, se torna cada vez mais imprescindível saber fazer as perguntas certas, questionar.

Transforme seus alunos em apaixonados por Literatura

A história começa com o diálogo entre uma agulha e um novelo de linha. Eles discutem sobre qual função tem mais valor no ato de costurar um vestido: a da agulha, que “fura o pano”, ou a da linha, que “prende um pedaço a outro”. Ao longo da narrativa, um duelo de argumentos entre os objetos é travado até que o vestido fica pronto e a realidade se impõe.

Confira conteúdo exclusivo de apoio ao professor
(Apresenta conteúdos não avaliados no Programa)

CLIQUE AQUI

Quer receber as novidades do PNLD?

Preencha os dados abaixo para se cadastrar em nossa Newsletter.

Formulário cadastrado com sucesso!