PNLD 2019 – Ática e Scipione

Sobre o PNLD

A escolha das obras no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é de responsabilidade de secretarias de educação, diretores, coordenadores e também de professores. Por isso, é necessário conhecer bem o processo para garantir que os livros didáticos selecionados realmente sejam adequados e atendam à necessidade daqueles que vão utilizá-los no próximo triênio letivo: professores e alunos. Abaixo, trazemos informações para sanar possíveis dúvidas em relação à escolha. Entenda a importância de sua participação no PNLD.

Para mais informações sobre esse processo de escolha, consulte o Guia do Programa Nacional do Livro Didático, destinado à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – PNLD 2019, a ser disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Quem participa do programa?

Poderão participar do PNLD 2019 as escolas públicas federais e as escolas públicas cuja rede de ensino (municipal, estadual ou distrital) tenha firmado Termo de Adesão ao programa, conforme os termos da Resolução CD/FNDE nº 42, de 28.08.2012, observados prazos, normas, obrigações e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Como funciona a escolha dos livros didáticos que serão utilizados em minha escola?

É tarefa de professores e da equipe pedagógica analisar as resenhas contidas no Guia do Programa Nacional do Livro Didático, disponibilizado pelo FNDE para escolher adequadamente os livros a serem utilizados. O livro didático deve ser apropriado ao projeto político-pedagógico da escola, ao perfil dos alunos e professores e à realidade sociocultural da instituição. Após o processo de seleção realizado internamente por cada escola ou secretaria municipal de ensino, tendo em vista suas necessidades e anseios, a escolha das obras será concretizada pelo portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – www.fnde.gov.br – dentro do período determinado.

Quais os procedimentos para registrar os livros didáticos escolhidos por minha escola?

Com o objetivo de tornar o processo de escolha seguro e imparcial, há alguns procedimentos a serem seguidos. É muito importante ter as informações corretas em mãos e não deixar para fazer o registro muito próximo do final do período de escolha, a fim de evitar congestionamentos no site. Veja, a seguir, o passo a passo das etapas do processo.

  1. Acesse o site do FNDE: www.fnde.gov.br, onde será disponibilizado um ambiente para registro das escolhas do PNLD 2019, assim que iniciada a vigência deste período.
  2. Clique sobre o local indicado para acesso ao Sistema de Controle Material Didático (SIMAD).
  3. Insira usuário e senha para se autenticar.
  4. No menu, selecione a opção “Escolha”, que lhe redirecionará a uma nova página. Nela, clique no botão “Escolha” e, na sequência, “Cadastro de Escolha”.
  5. Selecione o programa voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e aguarde o carregamento das informações na tela.
  6. Digite o CPF do responsável pelo registro da escolha no campo indicado e clique em “Buscar”. Observação: a direção da escola deverá designar um único responsável para efetuar o registro das escolhas para todos os componentes curriculares no sistema, pois só será aceito um CPF por escola; assim como não poderá haver mais de uma escola com o mesmo CPF.
  7. Preencha o cadastro com os dados pessoais do responsável, leia o termo de Compromissos da Escola. Selecione a opção “Estou ciente e de acordo com os Compromissos da Escola” e clique em “Avançar”. Observação: caso sua escola realize o cadastro do responsável, mas não grave a escolha das coleções e dos títulos, a mesma receberá as coleções mais escolhidas para os próximos anos.
  8. O sistema mostrará uma tela com dados do responsável, a ciência dos compromissos da escola e o código de segurança. Caso queira alterar alguma informação é possível voltar para editar. Então, com as informações corretas, clique em “Confirmar”. A partir do segundo acesso, o sistema solicitará, após o CPF do responsável, o Código de Segurança. Basta inseri-lo e clicar em “Buscar”. Caso tenha esquecido o Código de Segurança, é possível recuperá-lo clicando no link indicado. Atenção: guarde em sigilo o Código de Segurança, pois ele será necessário para novos acessos. O Código de Segurança é de uso exclusivo do responsável.
  9. Passada a autenticação do responsável, o sistema apresentará a tela onde deverá ser executado o procedimento de escolha de cada componente curricular, indicando 1ª e 2ª opções de preferência da escola. Clique para selecionar a 1ª opção para cada componente curricular. Observação: é possível optar por não receber livros dos componentes para a 1ª opção. Caso essa seja a decisão da escola, ela não receberá livros didáticos para qualquer um dos componentes do segmento nos próximos três anos.
  10. Selecione a obra desejada dentre as opções apresentadas e clique em “Gravar”. Atenção: para cada componente curricular, deverão ser escolhidas duas opções de editoras diferentes. Preenchida a 1ª opção com uma obra, a gravação do registro só ocorrerá se a 2ª opção também estiver preenchida e gravada.
  11. Na sequência, da mesma forma, selecione a 2ª opção da escola para cada componente curricular e clique em “Gravar”. Entre as opções apresentadas, não reaparecerão coleções que sejam da mesma editora da 1ª opção. Observação: caso sua 2ª opção seja não receber livros diferentes da 1ª opção, sua escola receberá, a princípio, a coleção da 1ª opção. Mas, caso não se concretize a aquisição com a editora escolhida, sua escola não receberá nenhum livro do componente nos próximos três anos.
  12. Ao final, o sistema apresentará a tela inicial (relatada no item 11) com os códigos das coleções escolhidas para cada componente curricular. Certificando-se de que a relação de obras está correta, clique em “Gravar” para emitir o comprovante. Atenção: verifique se o registro das escolhas para cada componente confere com as opções elegidas por sua escola. Escolhas ou alterações que não forem gravadas ficarão sem efeito.

Minha escola pode alterar a escolha de suas obras, se desejar?

Sim, esse procedimento é permitido durante a temporada de escolha. Essa alteração pode ser feita assim que concluído o registro, ou posteriormente, desde que dentro do período determinado pelo FNDE. Para tanto, é necessário seguir os seguintes procedimentos:

  1. Autenticado ao sistema, o responsável deverá selecionar na 1ª opção “Não desejo receber livros deste componente”. Com isso, todas as coleções estarão novamente disponíveis para escolha.
  2. Selecione novamente as coleções desejadas para 1ª e 2ª opções e clique em “Gravar”. Atenção: verifique no comprovante se a nova escolha foi efetivamente gravada. Sua escolha poderá ser novamente alterada até a data final do período determinado pelo FNDE, e prevalecerá a última escolha gravada.

Observações importantes para garantir o registro das escolhas de sua escola:

  1. Mantenha em sigilo seu Código de Segurança, pois ele será necessário para novos acessos. O Código de Segurança é de uso exclusivo do responsável. Para cada componente curricular, deverão ser escolhidas duas opções de editoras diferentes. Preenchida a 1ª opção com alguma obra, a gravação do registro só ocorrerá se a 2ª opção também estiver preenchida.
  2. Caso não seja possível ao FNDE a aquisição das obras da editora indicada como 1ª opção, serão distribuídos os livros da 2ª opção.
  3. Caso a escola não queira receber livros de algum componente curricular, basta manter a indicação inicial do sistema, clicando em “Não desejo receber livros deste componente”. Caso queira receber livros do referido componente, basta escolher a obra dentre as opções indicadas pelo sistema.
  4. Se a escola registrar escolha de obra para alguns componentes e deixar de marcar escolhas em outros componentes, receberá apenas os livros escolhidos. Se a escola gravar sua escolha sem marcar nenhuma obra em nenhum componente, os livros não serão encaminhados.
  5. Se a escola não acessar o sistema ou não gravar opção em nenhum momento, serão encaminhados os títulos mais escolhidos do município/estado, desde que o gestor local tenha aderido ao PNLD.
  6. O registro da escolha realizada pela internet poderá ser alterado a qualquer momento durante a temporada de escolha.
  7. Prevalecerá sempre o último registro gravado.

Como ter acesso a obras das editoras Ática e Scipione para análise?

No menu do site, é possível navegar por disciplina e encontrar as obras das editoras Ática e Scipione.

Onde encontrar os códigos das obras aprovadas das editoras Ática e Scipione para escolhê-las no PNLD 2019?

Os códigos das obras serão disponibilizados no Guia do Programa Nacional do Livro Didático destinado à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – PNLD 2019, fornecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também é possível encontrar os códigos dos títulos aprovados na página de cada obra neste site.

O que muda no PNLD 2019? 

O edital do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2019 traz algumas mudanças que devem ser levadas em consideração no momento da escolha pela escola. Veja, abaixo, quais são as novidades.

  1. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, os livros agora são consumíveis. Já para Educação Infantil serão reutilizáveis.
  2. As obras impressas contam com material digital em DVD para auxiliar o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material apresenta sequências didáticas, planos de desenvolvimento, materiais de avaliação e material audiovisual opcional.
  3. O Manual do Professor impresso, que acompanha as obras, traz as informações em formato de U, nas laterais e na parte inferior, além da reprodução do Livro do Estudante, proporcionando melhor visualização das orientações específicas e favorecendo a prática pedagógica.
  4. Todo o conteúdo está adequado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
  5. Neste PNLD, os ciclos são de quatro anos para os anos iniciais do Ensino Fundamental e de três anos para a Educação Infantil, que agora também faz parte do programa.
  6. Em Educação Infantil, o Manual de Práticas Pedagógicas para professores traz orientações para crianças de 0 a 5 anos e onze meses, ou seja, da creche à pré-escola.
  7. As obras para Educação Infantil acompanham conteúdo digital complementar, com materiais gráficos, lúdicos e de avaliação.
  8. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir deste edital, duas novas disciplinas: Arte, para todos os anos; e Educação Física, em dois volumes, sendo um para 1º e 2º anos e o outro para 3º ao 5º ano, apenas para o professor.
  9. As obras interdisciplinares que fazem parte do programa ganham mais um formato. Além da Ciências, História e Geografia, agora é disponibilizado também um volume para História e Geografia.
  10. Os novos projetos integradores têm a intenção de articular conhecimento de diversas disciplinas e podem ser utilizados em conjunto com os livros didáticos.

Confira conteúdo exclusivo de apoio ao professor

CLIQUE AQUI

Quer receber as novidades do PNLD?

Preencha os dados abaixo para se cadastrar em nossa Newsletter.

Formulário cadastrado com sucesso!